DETERMINE OS VALORES DE HABILIDADE
Determine os seis valores de habilidade do seu personagem. Para descobrir os valores disponíveis, jogue quatro dados de seis faces, descarte o menor resultado e some os outros três. Repita o processo oito vezes e descarte os dois menores. Anote os seis resultados em um rascunho.
ESCOLHA A CLASSE E A RAÇA
Selecione sua classe e sua raça ao mesmo tempo, pois algumas raças se adaptam melhor à determinadas classes. As classes básicas são: bárbaro, bardo, clérigo, druida, feiticeiro, guerreiro, ladino, mago, monge, paladino e ranger.
Na descrição de cada uma das classes, existe uma seção denominada “Raças” que apresenta algumas sugestões úteis.
As raças básicas são: humano, anão, elfo, gnomo, halfling, meio-elfo e meio-orc. Anote a classe e a raça selecionadas na planilha de personagem.
DISTRIBUA OS VALORES DE HABILIDADE
Agora que você escolheu a classe e a raça do seu personagem, pegue os valores de habilidade que você obteve anteriormente e distribua-os entre as seis habilidades: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Ajuste estes valores de acordo com sua raça, conforme indicado na Tabela 2-1: Ajustes Raciais de Habilidade.
Procure designar os valores mais elevados para as habilidades mais importantes da classe selecionada. Na descrição de cada classe, a seção “Habilidades” indica as escolhas mais adequadas.
Para cada valor de habilidade obtido, anote os modificadores de habilidade do personagem, indicados na Tabela 11 Modificadores de Habilidade e Magias Adicionais. Os modificadores de habilidade afetam diversas jogadas e lestes no decorrer do jogo, incluindo jogadas de ataque, dano, testes de perícia e testes deresistência.
Anote os valores de habilidade, ajustados conforme a raça, assim como seus
modificadores, na planilha de personagem.
ANOTE AS CARACTERÍSTICAS RACIAIS E DE CLASSE
A classe e a raça do seu personagem fornecem algumas características especiais. A maioria é automática, mas algumas envolvem escolhas e planejamento relacionado com as etapas subseqüentes da criação do personagem. Consulte as próximas etapas e volte ao processo de criação conforme desejar para decidir.
ESCOLHA AS PERÍCIAS
A classe e o modificador de Inteligência do seu personagem definem a quantidade de pontos de perícia disponíveis para adquirir suas perícias.
As perícias são medidas em graduações. Cada graduação adiciona +1 nos testes daquela perícia. No 1° nível, você poderá adquirir no máximo 4 graduações para cada perícia da classe do seu personagem (relacionadas na lista de perícias da classe escolhida) gastando 4 pontos de perícia, ou 2 graduações numa perícia de outra classe (que não esteja relacionada na lista de perícias da classe do seu personagem) também gastando 4 pontos. Você terá mais graduações comprando as perícias da classe do personagem.
Depois de escolher suas perícias, determine o modificador final de cada uma delas. Para fazê-lo, adicione as graduações adquiridas, o modificador da habilidade chave associada á perícia e o modificador racial (se houver) e anote o total na sua planilha de personagem.
A Tabela 4-2: Perícias apresenta todas as perícias do jogo, assim como as classes as quais elas pertencem.
ESCOLHA UM TALENTO
Todos os personagens de 1° nível iniciam o jogo com um talento. A Tabela 5-I: Talentos indica todos os talentos disponíveis, seus pré-requisitos (se houver) e uma breve descrição de cada um.
SELECIONE O EQUIPAMENTO
Utilize o equipamento do conjunto inicial da sua classe ou determine aleatoriamente sua quantidade de recursos iniciais e adquira seu próprio equipamento em separado, usando as informações do Capítulo 8: Equipamento.
ANOTE OS MODIFICADORES DE COMBATE
Determine as estatísticas de combate e anote-as na sua planilha de personagem.
Pontos de Vida: Seus pontos de vida (PV) determinam quantos ferimentos seu personagem suporta antes de perecer. No 1° nível, os magos e feiticeiros possuem 4 PV; os ladinos e bardos têm 6 PV; os clérigos, druidas, monges e rangers possuem 8 PV; os guerreiros e paladinos têm 10 PV e os bárbaros começam com 12
PV Além desse valor fixo, adicione o modificador de Constituição do personagem ao total de pontos de vida.
Classe de Armadura: A Classe de Armadura (CA) determina a dificuldade para atingir seu personagem com um ataque. Adicione os seguintes valores para calcular sua CA: 10 + bônus de armadura + bônus de escudo + bônus de tamanho + modificador de Destreza do personagem.
Iniciativa: O modificador de Iniciativa do seu personagem equivale ao seu modificador de Destreza. O talento Iniciativa Aprimorada concede um modificador adicional, caso você o selecione.
Bônus de Ataque: A classe do personagem determina seu bônus base de ataque. Para calcular o bônus de ataque corporal, utilizado durante combates próximos, adicione o modificador de Força ao bônus base de ataque do personagem. Para calcular o bônus de ataque á distância, utilizado para atingir os adversários de
longe, adicione o modificador de Destreza ao bônus base de ataque. O tamanho do personagem afeta o modificador de ataque final.
Testes de Resistência: A classe do personagem determina seus bônus base de resistência. Adicione o modificador de Constituição em Fortitude, o modificador de Destreza cm Reflexos e o modificador de Sabedoria em Vontade.
DETALHES, DETALHES, DETALHES
Agora, escolha o nome do seu personagem, seu sexo, selecione uma tendência, defina a idade, altura, peso e a aparência geral e assim por diante.
Não é preciso desenvolver todo o seu personagem de imediato. Com a permissão do Mestre, sempre será possível adicionar ou alterar alguns detalhes no decorrer do jogo para adaptar o personagem ao seu gosto.
OBS: qualquer Raça, Classe, Equipamento e etc fora do 'básico' deve ser discutido com um Narrador no tópico de sua ficha, podendo ou não ser permitidas.