Quantas vezes, nós jogadores de RPG, já não nos deparamos com uma falta de descrição dos resultados dos golpes de uma batalha, ou seja, escutamos sempre a mesma coisa como:
“role seu ataque…bom…acertou….sua espada corta a carne do inimigo…” ou
“humm….você erra feio e nada acontece…“.
Por mais que uma simples descrição possa resolver e ilustrar a ação na maioria das vez, de vez em quando poderia haver algo a mais.
Foi pensando nesse aspecto, na necessidade de se encontrar uma solução para descrever os acertos e erros dos golpes, que foi criado um jeito de se analisar o resultado dos dados comparando com os valores das classes de armadura.
Considerando qualquer sistema de RPG que compara dois números para definir o sucesso ou não de um ataque, para que o mesmo cause dano a um oponente, é preciso obter um resultado de ataque no dado (+ modificadores) maior ou igual ao valor da “classe de armadura” (CA) do alvo.
EXEMPLO
Para que um ataque possa acertar um alvo com uma
CA 18, o
Ataque tem que ser maior ou igual a 18. Qualquer resultado menor que 18 é considerado inofensivo.
Mas grande questão de Roleplay é:
o que poderia ter acontecido quando o ataque foi menor que 18?Para responder a esta pergunta, vamos analisar mais de perto esta Classe de Armadura hipotética:
Para que um ataque acerte seu alvo, ele deve, primeiramente, ir na direção correta do mesmo – classe de armadura base = 10 – , na sequência deve superar eventuais tentativas de esquiva – representado pelo bônus de destreza ou magias de velocidade – , logo em seguida deve superar a proteção mais distante do corpo do alvo e que tem a maior mobilidade – como escudos ou braceletes – e finalmente passar pela proteção do corpo – armadura vestida ou a pele grossa de um monstro.
Então vamos supor que um personagem possui as seguinte configuração:
Classe de Armadura Base (10 CA) + bônus de destreza (+2 CA) + escudo (+2 CA) + armadura de cota de malha (+4 CA) = resultando em uma CA 18.Observe que quanto mais próximo o resultado do ataque for do
número 18, menos eficaz foram cada uma das formas de defesa deste guerreiro hipotético.
Ataques menores que 18Suponha que o resultado do
ataque tenha sito um
17, um
quase acerto! Mas o que será que protegeu este guerreiro do possível ferimento? Talvez o atacante tenha errado completamente seu golpe ou acertou alguma outra coisa?
No esquema abaixo é possível ver algumas sugestões de resultados para ataques menores que a Classe de Armadura:
Continuando com o valor
17 como exemplo, que é um resultado bem próximo ao de causar um ferimento na
CA 18, pode-se dizer que o atacante conseguiu ser rápido e certeiro o suficiente para que o seu alvo não conseguisse se esquivar (usando sua destreza), nem conseguisse usar seu escudo como proteção. Mas felizmente (para o alvo!), a armadura, sua última proteção, foi capaz de absorver o golpe, eliminando assim o dano do ataque.
Seguindo este mesmo raciocínio para outros resultados de ataque, acompanhe abaixo descrições mais empolgantes que podem ser utilizadas em um combate!
Ataque ≥ 18 – o ataque acerta em cheio o alvo causando dano.
A espada de seu inimigo é rápida demais para ser desviada ou protegida pelo seu escudo. E no frenesi da batalha você sente a ponta da espada perfurar sua carne que estava protegida pela cota de malha, agora ficando ensanguentada…
14 ≤ Ataque ≤ 17 – o ataque é anulado pela armadura.
Apesar do golpe ter sido rápido o bastante para você não conseguir desviar e nem bloquear com seu escudo, o fio da espada de seu oponente nada pôde fazer contra sua cota de malha, que protegeu seu corpo de um possível corte profundo no abdômen…
12 ≤ Ataque ≤ 13 – o ataque atinge o escudo.
Com muito esforço você ergue seu escudo de madeira e consegue bloquear o pesado machado do Orc enfurecido…
10 ≤ Ataque ≤ 11 – o alvo desvia do ataque.
Concentrado no combate você consegue praticamente prever o movimento de seu inimigo a tempo de poder abaixar sua cabeça evitando um lento, mas letal, golpe que poderia separar sua cabeça do corpo…
Ataque < 10 – o ataque erra o alvo (mesmo parado).
Por um momento seu inimigo demonstra fadiga e literalmente desperdiça sua energia em um golpe nada eficaz. Sorte para você que agora pode contra-atacar e terminar logo com a vida desse inimigo sabendo que ele talvez não seja tão ameaçador quanto pareça…
Fonte:
RPG Next